Bebê de 2 anos consegue regulação para Hospital Estadual da Criança em Feira de Santana.

Na manhã deste domingo dia 20 de  março de 2022  uma criança do município de Jacobina que estava na espera de uma vaga de regulação foi transferida para  Hospital Estadual da Criança em Feira de Santana. 

Muitos pacientes estão na lista de espera da bendita regulação no hospital Antônio Teixeira sobrinho em Jacobina Bahia

Como funciona a Regulação do Estado?

Quando o paciente dá entrada em alguma unidade de saúde do Estado, seja ela pública ou privada, e sua solicitação não pode ser atendida na própria unidade – avaliação neurológica, cardiológica, angiografia e vaga em UTI, por exemplo, é feito pelo médico que está lhe atendendo um relatório com o seu quadro clínico detalhado, com a solicitação que ele precisa e o transporte necessário – ambulância comum, UTI móvel ou UTI aérea. O médico regulador recebe a solicitação na Central Estadual de Regulação e tenta viabilizá-la. Caso o recurso não esteja disponível naquele momento por falta de vagas, o paciente é colocado em uma lista de espera após uma classificação por risco realizada pelo médico regulador.

Para definir qual paciente deverá ser encaminhado naquele momento, os reguladores usam os seguintes critérios: urgência gravidade do caso, antiguidade na solicitação e perfil da vaga disponível. Os critérios de gravidade são aqueles já definidos em literatura médica e usados na prática clínica. O médico regulador baseia-se no relatório elaborado pelo médico que está atendendo o paciente para definir através dele qual a gravidade e a urgência do caso. Para melhorar o acesso, já estão em fase de implementação os Protocolos de Regulação do acesso, utilizados pelas unidades para colocar o paciente na regulação com um relatório médico mais completo e preciso no que se refere ao quadro clínico do paciente.

Fonte: Otto Moreno

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem