Momentos após ter escutado um barulho, que seria similar ao de um trovão, a sua percepção do evento foi informada ao Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN), que confirmou ter registrado o abalo em suas estações sismográficas instaladas na região.
Contudo, até a publicação desta reportagem, o laboratório não publicou em sua página oficial este novo tremor, pois está reunindo detalhes das informações envidas pelos sismógrafos. O LabSis deve informar oficialmente sobre o abalo nesta terça-feira (10/5).
16 tremores em um dia
No domingo (8/5), dezesseis tremores de terra foram registrados no município de Jacobina . O mais forte aconteceu às 4h48 da madrugada, de magnitude 2.3, e foi sentido por moradores da localidade de Jaboticaba, na zuna rural de Jacobina. Além deste, outros 15 tremores também foram registrados, porém com magnitudes iguais ou inferiores a 1.0.
Antes, na quinta-feira (5/5), às 8h, um tremor de terra de magnitude 2.1 foi captado pelo laboratório e também foi sentido por moradores de Jaboticaba.
Análises
O laboratório instalou sismógrafos na zona rural do município no início do ano, para realizar análises e estudos mais detalhados sobre a alta incidência de abalos sísmicos em Jacobina. Entretanto, os estudos estão sendo desenvolvidos e ainda não há um posicionamento oficial sobre as causas dos tremores.
Fonte: Jacobina Notícias
Enviar um comentário