O forte temporal de granizo que caiu nesta terça-feira (8) no Sul de Minas deixou estragos em pelo menos 19 cidades da região. Durante a madrugada desta quarta-feira teve mais chuva. O trabalho agora será de limpeza e de contabilizar os prejuízos.
A chuva desta terça-feira foi registrada por moradores em Alfenas, Itaú de Minas, Alterosa, Passos, Campos Gerais, Cássia, Carrancas, Coqueiral, Poço Fundo, Aiuruoca, Juruaia, São Pedro da União, Campestre, Cabo Verde, Bom Jesus da Penha, Muzambinho, Monte Belo, Santa Rita do Sapucaí e Soledade de Minas.
Campos Gerais, Poço fundo, Alterosa e Cabo Verde foram as cidades mais atingidas. Além da área urbana, muitas lavouras também foram atingidas.
Desabrigados em Campos Gerais
Em Campos Gerais, a chuva de granizo causou estragos, como queda de energia, veículos danificados, quedas de árvores e telhados quebrados. Postos de saúde e escolas municipais também ficaram danificados e diversos pontos na cidade ficaram sem água e luz.
Segundo a Defesa Civil, pelo menos 600 casas foram atingidas pela chuva, que durou cerca de 25 minutos. Ao todo, 35 pessoas ficaram desabrigadas e outras 173 desalojadas.
Também houve prejuízos na zona rural, mas o levan.
Ainda segundo a prefeitura, as pessoas que ficaram desabrigadas poderão alojar-se na Escola Estadual Monsenhor Teófilo Saes. A prefeitura também informou que doações para as famílias que estão passando por necessidades podem ser levadas até a prefeitura ou no alojamento.
A prefeitura fez um alerta para a população nas redes sociais, que novas tempestades podem ocorrer na cidade nesta quarta-feira.
Desalojados em Cabo Verde
Em Cabo Verde, pelo menos 20 famílias ficaram desalojadas e tiveram que ir para casa de parentes. As ruas ficaram tomadas de gelo e foi preciso até uma escavadeira para tirar todo o gelo.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Reginaldo Roberto, a chuva não durou nem meia hora, mas deixou estragos. O telhado do banheiro do sindicato cedeu e inundou a sala, mas ninguém foi atingido.
Segundo o prefeito, Cláudio Antônio Palma, todos os bairros tiveram estragos, e as escolas ficaram disponíveis pare receber os moradores que ficaram sem ter como dormir em casa.
As aulas nas escolas e creches municipais foram suspensas pela manhã. Por causa da chuva, boa parte da cidade ficou sem energia elétrica.
Enviar um comentário