Com o tema “Fortalecimento das Entidades Quilombolas”, o evento foi realizado na comunidade de Coqueiros, que concentra remanescentes de antigos quilombos que existiram na região.
Durante o evento foram apresentadas demandas de grande relevância, principalmente, com propostas voltadas às políticas públicas de igualdade e fortalecimento da comunidade quilombola no Território do Piemonte da Diamantina.
O encontro contou com a presença de representantes de comunidades quilombolas de vários municípios de região, inclusive com a participam de estudantes, cursistas de geografia da UNEB campus IV Jacobina, coordenadores estaduais e nacionais da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas – Conaq.
No encontro foi trato sobre o projeto Quilombo Legal voltado à orientações sobre aspectos jurídicos, mediação de conflitos, mobilização e interlocução, processo discriminatório de terras devolutas ocupadas, georreferenciamento, caracterização agronômica e ambiental, entre outros temas.
Segundo a vereadora Socorro Souza, uma das representantes das comunidades quilombolas da região, o evento foi coroado de êxito, principalmente, fortalecendo ainda mais as políticas públicas de igualdade e reparação da comunidade negra.



















Enviar um comentário