“Trabalhamos nos encontros pós-viagem a experiência dos alunos nessa imersão em contato com outro país. Buscamos exatamente essa visão deles frente às diferenças, problemas e desigualdades entre Brasil e Portugal, mas já na perspectiva de desenvolver um projeto para a sua comunidade. As duas ideias que surgiram da turma foram relacionadas ao meio ambiente: uma sobre a questão do uso da água e outra sobre resíduos sólidos”, destaca o educador Valéssia Brito.
“Em Lisboa visitamos alguns bairros sociais, comunidades mais periféricas de lá, e conhecemos alguns workshops para questões urbanas que são realizados nas com os moradores locais. Na primeira comunidade que fomos, inclusive, participamos de uma ação de coleta de lixo coletiva. Juntamos essas duas ideias e criamos o nosso projeto de conscientização aqui em Jacobina”, conta Maria Esther, participante do projeto.
Além das visitas a escolas, também estão entre as ações do projeto a elaboração de uma Carta Aberta à Sociedade Jacobinense sobre o lixo, reciclagem e cuidado com a cidade e a criação de um perfil no Instagram para divulgação do projeto e da campanha de conscientização que ele implementa.
HISTÓRIA NA PRÁTICA – O “Era Uma Vez… Brasil” é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais , que exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos e trabalhando conceitos fundamentais como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo, ecossocialismo. Durante as suas quatro etapas, alunos e professores passam por vivências e atividades que destacam esses conceitos, visitando aldeias indígenas e comunidades quilombolas.
Nesta sexta edição, desde março, vem mobilizando simultaneamente alunos do oitavo e nono ano da rede pública de ensino de três estados e oito cidades brasileiras: Salvador, Mata de São João e Jacobina (BA), Belo Jardim (PE), Ribeirão Preto, Lençóis Paulista, Serrana e Macatuba (SP). O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério do Turismo, Governo Federal.
Fonte: Mais política
Enviar um comentário