Justiça decreta prisão de homem que espancou cachorro em Itaberaba; vídeo


O suspeito de espancar um cachorro a pauladas com pelo menos oito pauladas em Itaberaba, na Chapada Diamantina, na Bahia, teve a prisão preventiva decretada. A Polícia Civil do município informou que Nivaldo de Santana ainda não se apresentou, mesmo com a decisão. Afirmou ainda que a defesa do suspeito deve recorrer da decisão.

Na decisão, publicada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na segunda-feira (19), o juiz Sidival Santos Souza Filho afirma que essa agressão de Nivaldo Jesus de Santana causou intenso sofrimento ao animal.

O cachorro deve ser levado para Salvador na quarta-feira (21), para fazer uma consulta com um neurologista. Segundo a veterinária Anne Raphaelle Flick, que tem cuidado do animal após a agressão, o cão deve fazer uma tomografia.

O último boletim médico constava que o cachorro teve traumatismo crânio encefálico, poli traumatismo e algumas alterações metabólicas. Ele também foi diagnosticado com a doença contagiosa cinomose.

Problemas diagnosticados:

  1. Após a realização de exames de sangue, foi diagnosticado que o cachorro está com anemia;
  2. Uma ultrassonografia mostrou que o cão tem um comprometimento no baço, provavelmente causado pelas pancadas e um muscular, uma hérnia inguinal;
  3. O cachorro chegou a clínica hipotérmico e agora está com a temperatura normal.

O que diz a defesa do suspeito

A defesa do suspeito informou que a ação de Nivaldo Jesus de Santana, de 37 anos, não foi uma reação aleatória e sim uma reação a dois acontecimentos. Segundo ela, na semana passada, o mesmo cachorro mordeu o filho dele e na quarta-feira (14) o cachorro teria mordido Nivaldo em cinco partes do corpo diferentes.

A defesa de Nivaldo de Santana informou ainda que tem testemunhas que o cachorro teria mordido outras pessoas também. Contou que ele não se apresentou na delegacia, porque o delegado da cidade não estava no município.

Afirmou que vai marcar a apresentação do suspeito.

Entenda o caso

O caso aconteceu na praça JJ Seabra, na noite de terça (13) e foi registrado na delegacia na quarta-feira (14) e será investigado pela Polícia Civil.

A prefeitura da cidade chegou a noticiar a morte do cachorro, através de uma nota de repúdio publicada em uma rede social. Contudo, na tarde de quarta-feira, a veterinária Anne Raphaelle Flick afirmou que o animal foi encontrado com vida e resgatado por volta das 15h.

As agressões foram filmadas por uma câmera de segurança. O vídeo mostra que o suspeito foi até a praça com um pedaço de pau e se aproximou do cachorro. Após dar o primeiro golpe, o animal tentou fugir, mas o homem foi atrás dele.

O cachorro foi agredido diversas vezes e ficou caído no chão. Mesmo após o animal parar de se mexer, o suspeito continuou as agressões. Depois, saiu caminhando normalmente pela praça.

Veja o vídeo:

Segundo a veterinária Anne Raphaelle Flick, os moradores da cidade acharam que o cachorro havia morrido, porque após as agressões sofridas na noite de terça, ele desapareceu. O animal só foi encontrado mais de 10 horas depois, no centro da cidade. Ele estava bastante debilitado e com muitos machucados na região da cabeça.

O diretor administrativo do Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Itaberaba e Seabra, Léo Vieira, fez o resgate do cachorro junto com Marcos Guedes, diretor da ONG Cão Rua. Juntos, eles levaram o cachorro para a clínica ProBicho.

Fonte: g1

1 Comentários

  1. Covarde se eu estivesse passando na hora podia ter certeza esse mundo ia ficar pequeno para nós dois ou eu ou ele

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem