
A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) intensificou a fiscalização no Território Semiárido Nordeste II para coibir eventos com aglomeração de animais sem comunicação e autorização prévia do Serviço Oficial. De acordo com o órgão, estão sendo vistoriadas exposições, feiras, vaquejadas, leilões, rodeios e outras atividades que envolvem concentração de animais, com o objetivo de reduzir riscos sanitários e garantir o cumprimento das normas.
A operação segue a legislação federal e estadual, que define diretrizes e obrigações para eventos pecuários e o trânsito de animais. A falta de comunicação e cadastro prévio constitui infração grave, impedindo a análise de risco e a inspeção sanitária adequada, o que expõe o rebanho baiano a ameaças de doenças.
Ação quer mantar Bahia como Zona Livre de Febre Aftosa
Para o diretor de Defesa Animal da Adab, Carlos Augusto Chaves, a fiscalização é essencial para a manutenção do status sanitário da Bahia como Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação. Ele ressalta ainda que o descumprimento dessas normas representa uma ameaça direta à saúde pública e à economia do Estado.
“A manutenção desse status é fundamental para a economia e o agronegócio baiano e depende diretamente do estrito cumprimento das normas sanitárias em todas as atividades que envolvam a concentração e o trânsito de animais”.
O Semiárido Nordeste II concentra intensa atividade pecuária, e a Adab tem inspecionado locais de eventos, conferido documentação dos organizadores e dos animais, como GTA, exames e vacinas exigidas. Além disso, o órgão promove treinamentos para médicos veterinários visando aprimorar a fiscalização e assegurar assistência técnica qualificada.
Segundo o fiscal estadual agropecuário Marcos Prinz, 15 profissionais foram capacitados para atuar na inspeção clínica e verificação da documentação sanitária no Território Semiárido Nordeste II. Ele orienta que promotores e organizadores devem procurar o Escritório de Atendimento ao Criador (EAC) mais próximo para informações, cadastros e solicitações de autorização antes de qualquer evento com aglomeração de animais.
Fenagro será realizada entre os dias 28 de novembro e 7 de dezembro
O secretário estadual de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura, Pablo Barrozo, destacou, em entrevista ao Portal M!, a importância da 34ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que será realizada de 28 de novembro a 7 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador. De acordo com Barrozo, a feira deste ano terá um formato mais amplo e interativo, com a proposta de atrair não apenas profissionais do setor, mas também o público em geral.
“A Fenagro é uma festa do interior na capital, que soma esforços e tradição. Tenho certeza de que esta edição vai representar bem a história da feira e fortalecer a imagem da Bahia no cenário nacional do agronegócio”, disse.
O evento, consolidado como uma das maiores vitrines do agronegócio no Norte e Nordeste, reunirá produtores, empresas, instituições de pesquisa e governo em um ambiente voltado tanto para negócios quanto para lazer das famílias.
Fenagro terá programação diversificada
A programação da Fenagro inclui exposições de animais, leilões, estandes de empresas, palestras, congressos, mostras de tecnologia e genética animal, além de uma agenda cultural com shows e atrações gastronômicas.
Para Barrozo, a feira é uma oportunidade de mostrar a diversidade e o potencial do campo baiano, além de impulsionar negócios e investimentos em diferentes cadeias produtivas.
Fonte: Muita Informação
Enviar um comentário